Sobre a Escola Dimensão
Nossa proposta pedagógica parte da premissa de que o desenvolvimento integral da criança é construído através das interações sociais, onde o brincar tem influência significativa no processo de aprendizagem. As vivências diárias propostas na Educação Infantil desenvolvem a autoconfiança, a autonomia, a formação emocional dos nossos alunos e aquisição de conhecimento. Para alcançarmos estes objetivos, estimulamos a criança a:
+30
anos de experiência
-
Sentir-se acolhida e ouvida, através das relações respeitosas.
-
Experimentar e utilizar recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, vontades e agindo com progressiva autonomia.
-
Brincar, relacionando-se com outras crianças, com seus professores, demonstrando suas necessidades e seus interesses, apoiando a autoconfiança.
-
Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração com o outro.
-
Compartilhar suas experiências e vivências cotidianas.
-
Participar e interessar-se por situações que envolvam a relação com o outro.
- Respeitar o convívio social.
- Ter iniciativa para resolver pequenos problemas e situações do cotidiano, pedindo ajuda, se necessário.
- Respeitar e valorizar os sentimentos expostos em casa situação.
- Utilizar diversas linguagens para se expressar, mas principalmente a conversa e o acolhimento.
Missão
Levar a criança a experimentar vivências positivas e lúdicas na primeira infância, através do acolhimento, de uma comunicação respeitosa, num ambiente que integre a todos.
Visão
Ter um trabalho de excelência e referência em Educação Infantil, através de formações continuadas à equipe e um olhar personalizado aos nossos alunos e famílias.
Valores
Levar a criança a experimentar vivências positivas e lúdicas na primeira infância, através do acolhimento, de uma comunicação respeitosa, num ambiente que integre a todos.
Projeto "Conhecendo minhas emoções"
Controle emocional
É a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida.
Automotivação
É a capacidade de dirigir as emoções à serviço de um objetivo ou realização pessoal.
No mundo cada vez mais tecnológico, as habilidades socioemocionais tornam-se cada vez mais imprescindíveis nas nossas vidas e nas Escolas.
Semanalmente com a mediação da nossa Psicóloga Andréa, atividades planejadas serão realizadas com as turmas.
Quando falamos em regular emoções, estamos falando essencialmente de inteligência emocional – um conceito relacionado com a chamada “inteligência social”, presente na psicologia e criado pelo psicólogo americano Daniel Goleman.
Para ele, inteligência emocional pode ser dividida em 5 habilidades socioemocionais: conjunto de habilidades que ajudam cada pessoa a lidar melhor consigo e com o outro.
Autoconhecimento emocional
É a capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos. As pessoas com esta habilidade são melhores “pilotos” das suas vidas.
Você sabe o que é Educação Respeitosa e Disciplina Positiva?
Educar respeitosamente significa, de fato, respeitar a criança e tratá-la com a mesma importância e consideração que eu gostaria de ser tratado (a). Dentro da educação respeitosa existem várias ramificações, como criação consciente, criação com apego, educação não violenta - sendo que nenhuma exclui a outra, mas todas se complementam. Segundo as palavras da autora L. R. Knost, a educação respeitosa se resume em três conceitos: conexão, comunicação e cooperação. Estes três elementos, interligados com compreensão, respeito e amor, criam um lar pacífico e feliz.
O primeiro desafio para alguém que nunca tenha ouvido falar em criação respeitosa ou nunca tenha educado seus filhos nesta filosofia, é que isso não funciona. Afinal "criança tem que obedecer" - "criança não tem que querer" - "se deixar, criança sobe em cima da gente" - "uma palmada nunca matou ninguém" - "meu filho só funcionava na base da ameaça".
Contudo, estas concepções são distorcidas e muitas vezes resultam de uma herança cultural e familiar - a forma como fomos criados se torna a forma como criamos os nossos filhos.
O interessante é que pesquisadoras da área da psicologia e neurociência comprovam, há anos, que a educação respeitosa é a mais compatível com o desenvolvimento natural das crianças. E nem precisamos pesquisar tanto assim para concordar que ninguém gosta de ser obrigado a nada, ou de apanhar, ou de ser gritado, humilhado, chantageado ou castigado.
Se coloque no lugar da sua criança: como VOCÊ reagiria se alguém te maltratasse? A formidável Dra. Jane Nelsen diz assim em seu livro "Disciplina Positiva": "De onde tiramos a absurda ideia de que, para levar uma criança a agir melhor, precisamos antes fazê-la se sentir pior?".
Disciplina Positiva foge completamente deste modelo vertical - por isso que não deve ser comparado a modelos como autoritarismo ou permissividade. Através da cooperação entre o adulto e a criança, proporcionamos um ambiente inclusivo e acolhedor. O adulto e a criança chegam a um denominador em comum através da comunicação. Isto não significa que os adultos deixam as crianças escolherem tudo sozinhas. Afinal há tarefas a serem cumpridas, limites a serem seguidos e combinados a serem respeitados. Este é exatamente o papel do adulto - manter a ordem e a organização no ambiente familiar. O adulto ainda é o condutor, mas faz isso conquistando a cooperação das crianças. Para a Dra. Jane Nelsen, o adulto precisa estar atento e conectado à criança e ao seu temperamento para saber como e quando usar cada ferramenta. O resultado ideal é a criança se sentir pertencente e significativa, seja qual for a situação.
Há várias ferramentas que a Dra. Nelsen propõem em seu livro, mas o que definitivamente NÃO é usado na disciplina positiva são métodos punitivos como castigos ou palmadas, assim como gritos ou qualquer tipo de humilhação.
A primeira infância é o tempo e o espaço das descobertas, das relações intensas com o mundo e suas vivências!
Nossa história
Desde a fundação da Escola Dimensão, em 1988, até hoje, primamos pela excelência no atendimento, para isso buscamos a humanização em tudo que fazemos; para que não só os alunos, mas também as famílias se sintam acolhidas.
Nossa estrutura oferece conforto, segurança e diversas possibilidades às crianças. Há 15 anos estamos instalados em um prédio que foi construído e pensado – nos mínimos detalhes – para atender nossa faixa etária.
Em nossa proposta pedagógica também priorizamos o ensino humanizado. Ao darmos prioridade à personalização dos alunos, conseguimos desenvolver uma aprendizagem significativa com muita conexão às competências socioemocionais.
Equipe Dimensão
Equipe gestora
Composta pela direção geral, pedagógica e coordenação administrativa, comercial e pedagógica, a equipe gestora é responsável por todos os processos da Dimensão. É uma equipe responsável por buscar novos olhares para a educação. Olhares que priorizem a formação de professores e projetos integradores, que levem os alunos a uma aprendizagem mais significativa, trilhando um caminho de novas descobertas, a equipe gestora segue com uma “inquietude” constante para fazer sempre o melhor!
Nossa recepção
Nosso segurança e nossas secretárias são as primeiras pessoas a recebê-lo em nossa escola: na portaria e secretaria! Com sorriso no rosto e uma energia contagiante, eles fazem parte de uma equipe essencial, que acolhe, que cuida, que ensina e que aprende! São responsáveis pela entrada e saída dos alunos, bem como por boa parte das comunicações realizadas com os pais!
Professores
Os professores da Dimensão conduzem as crianças em um processo de aprendizagem continuo e eficaz, orientando-as em vários aspectos. Compartilham os seus saberes, mas sem apontar um único caminho para os pequenos. Elas estimulam, através do equilíbrio entre o brincar e o ensinar, a criatividade, a coordenação, o raciocínio e a imaginação dos alunos, sempre de uma maneira muito leve e divertida, para que eles queiram aprender de verdade. Nosso processo educacional atual é muito mais livre e cabe ao professor respeitar a autonomia dos alunos, sem desconsiderar, obviamente, que eles são seres em formação e precisam de auxílio em todo esse processo de ensino-aprendizagem.
Auxiliares de classe
Você sabe o que fazem as auxiliares de classe? Elas brincam o dia todo…isso mesmo!! Elas são responsáveis por realizar atividades lúdicas e por envolver nossos alunos com brincadeiras livres ou dirigidas. O que para os pequenos são “apenas brincadeiras”, para elas, são vivências com caráter pedagógico, que trarão benefícios para o desenvolvimento saudável das crianças. As auxiliares de classe dividem a rotina delas entre o cuidar e o educar; auxiliam os alunos na alimentação e em atividades pedagógicas. São responsáveis pela higienização das crianças e como mencionamos acima, também por brincar muito, afinal, na Educação Infantil o brincar é imprescindível para o processo de aprendizagem.
Recreacionistas
Você sabe como funciona a Recreação da Dimensão e quais alunos participam? Sãos os alunos do período integral que participam da Recreação. Em um turno eles realizam atividades pedagógicas e em outro participam da Recreação. As crianças são sempre convidadas a participarem de brincadeiras, que além de proporcionarem diversão, também proporcionam aprendizados muito importantes, que possibilitam a formação do perfil dos pequenos, e o desenvolvimento de seus aspectos afetivos, cognitivos e sociais. Tudo isso só é possível graças ao trabalho dessas profissionais, as recreacionistas, cujo planejamento é sempre muito bem alinhado ao das professoras, para que juntas possam trazer aprendizagens significativas alinhadas a muita alegria e brincadeira!
Berçário
Você sabe como é composta a equipe do Berçário da Dimensão? Para essa faixa etária, temos a coordenadora do Berçário e as berçaristas. São elas que zelam com muito amor e carinho da rotina dos nossos pequenos. Elas têm em suas mãos uma importante missão, pois sabem que os primeiros anos de vida do bebê são fundamentais para o futuro desenvolvimento de suas emoções e de suas habilidades. Todos sabem que o trabalho das berçaristas é muito ligado aos cuidados básicos dos bebês, porém, o que muitas vezes não é percebido é que todos esses cuidados têm uma intencionalidade pedagógica, sendo eles muito bem planejados e avaliados. É a partir do contato com as berçaristas que os pequenos têm suas primeiras experiências e vínculos extra familiares, o que influencia diretamente na maneira como eles irão se conectar com o mundo mais tarde. Dedicação, acolhimento e afeto definem o trabalho dessas profissionais que se dedicam todos os dias para ter uma escuta atenta e cuidadosa e criar vínculos afetivos com nossos alunos!
Equipe de asseio
Quem já esteve na Dimensão sabe o quanto prezamos por organização e limpeza; assim garantimos um ambiente saudável e confortável; tanto para os alunos, quanto para os funcionários da escola. Nossa equipe de asseio desenvolve um trabalho de suma importância para que o bem estar se faça presente em nossa rotina . Dedicação e carinho definem o trabalho das colaboradoras que cuidam com muito zelo da nossa escola diariamente.
Equipe de cozinha
Nossas cozinheiras fazem parte de um dos ingredientes que dão mais sabor a nossa escola. São mãos e corações, que com muito carinho, nutrem o elo entre nossa cozinha e nossos alunos. Nossa nutricionista Julliana, da @nutrirkidsbrasil é responsável pela elaboração dos nossos cardápios, bem como pela supervisão da nossa cozinha e nossas colaboradoras são responsáveis pelo preparo de toda a alimentação da nossa escola, tanto dos alunos, quanto de nossa equipe. Amor e carinho à mesa também fazem parte de nossa rotina!
Resumo aulas extracurriculares
Estimulação motora
A estimulação motora recreativa precoce é considerada como um conjunto dinâmico de atividades e recursos capazes de incentivar as crianças nos seus primeiros anos de vida, através de experiências significativas, para alcançar pleno desenvolvimento em seu processo evolutivo.
A ideia é explorar o meio em que estão inseridas, através de diferentes experiências. Há um circuito que proporciona inúmeras possibilidades, muito utilizado para estas atividades de estimulação. Ele é composto por rampa, prancha, túnel, bola e alguns obstáculos.
Nossa fisioterapeuta realiza atividades de Estimulação Motora com nossos alunos (de 4 meses a 2 anos) uma vez por semana e orienta nossa equipe para que possam dar continuidade nessas atividades nos demais dias.
Achar que as aulas de Movimento e Ação são apenas para pular, correr e saltar é pouco! Atividades que colocam os movimentos em evidência, como os circuitos, são uma boa pedida.
As aulas com circuitos levam o aluno a se observar e se analisar, além de desenvolver a atenção e a concentração. Assim, na Educação Infantil, todos vão dar os primeiros passos para adquirir saberes que serão explorados ao longo da vida: as possibilidades de movimentos e as limitações do corpo.
É dessa forma que a turma vai aprendendo que Educação Física é mais que movimento e adquire, com o passar do tempo, autonomia na prática da atividade física e manutenção de uma vida saudável!
Nossas aulas de Movimento e Ação ocorrerem do Maternal I ao Jardim II, uma vez por semana.
Ballet
As aulas de Ballet Clássico, especialmente desenvolvidas para crianças, estimulam a criatividade, a musicalidade e a harmonia dos movimentos. Também é um ótimo exercício para todo o corpo, pois trabalha postura, fortalecimento e equilíbrio, além de ser um excelente treino para funções cognitivas, como coordenação e concentração.
A Rytmus, responsável por ministrar as aulas de Ballet na Dimensão, é uma escola com profissionais qualificados e com longa experiência de ensino de dança.
As aulas acontecem no horário “pós aula”, tanto no período da manhã, quanto no da tarde, em nossa escola, para o conforto e comodidade de todas as famílias. Acontecem às TERÇAS-FEIRAS, nos seguintes horários:
Manhã: 12h às 12h45
Tarde: 17h30 às 18h15
Judô
O Judô é uma arte marcial bastante conhecida e baseada na disciplina e respeito, entretanto, os seus benefícios vão muito além.
Podemos considerar o judô como um esporte completo, pois trabalha o físico e a mente. Auxilia no aumento da imunidade, força, agilidade, velocidade, resistência, flexibilidade, expressão corporal, equilíbrio e noção espacial. Podemos destacar, também a paciência, autocontrole, sociabilidade, respeito ao próximo, responsabilidade e até mesmo os cuidados com o Kimono entram nesta lista.
O Judô é considerado o melhor esporte como formação inicial para crianças, pois permite uma educação física integral, promovendo melhoras psicomotoras e de relacionamento com outras pessoas, dentro e fora da comunidade do Judô.
As aulas acontecem no horário “pós aula”, tanto no período da manhã, quanto no da tarde, em nossa escola, para o conforto e comodidade de todas as famílias.
As aulas acontecem às SEXTAS-FEIRAS, nos seguintes horários:
Manhã: 12h às 12h45
Tarde: 17h30 às 18h15
Natação
Um dos maiores benefícios da natação é que ela realmente trabalha todo o seu corpo. Além disso, aumenta sua frequência cardíaca, tonifica os músculos, melhora a força e resistência. Há diversos tipos de nados que trabalham os grupos musculares como a leve resistência da água, como nado peito, costas, borboleta e livre.
As aulas acontecem no período de Recreação (antes ou após o período pedagógico), tanto no período da manhã, quanto no da tarde, no Colégio Madre Paula, localizado na Rua Carlos Weber, nº 1265 – Vila Leopoldina. Esta aula é realizada pela Dinâmica. Os alunos são encaminhados para o local da aula com o transporte escolar terceirizado pela Dimensão.
As aulas acontecem às TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS, nos seguintes horários:
Manhã: 8h45 às 9h30 – para alunos que estudam à tarde
Tarde: 14h45 às 15h30 – para os alunos que estudam de manhã
Yázigi
O estudo do inglês se tornou uma necessidade. Muitos pais se preocupam, desde cedo com a educação das crianças nesta segunda língua. O inglês é considerado hoje, um idioma universal, permitindo a comunicação em todos os cantos do mundo, além de ser extremamente valorizado nos estudos e nas relações de trabalho.
Um dos pontos mais importantes é a facilidade de aprendizado. As crianças, por estarem ainda em processo de aprendizagem de sua língua materna, assimilam a nova língua como algo novo e estimulante, então, para ela os dois idiomas são aprendidos de forma natural.
As aulas de inglês são oferecidas pela Escola de inglês Yázigi, em nossa escola, para o conforto e comodidade de todas as famílias.
As aulas acontecem às SEGUNDAS E QUARTAS – FEIRAS, das 12h15 às 13h
Teatro
O Teatro trabalha os principais aspectos da construção psicológica e social das crianças. Eles aprendem a compreender as suas emoções e transmitir aos demais o que estão sentindo.
A Oficina de Arteiros, responsável pelas aulas de teatro na Escola Dimensão, cria um ambiente acolhedor, onde os alunos se sentem seguros para se expressar, compartilhar ideias e vencer a barreira da timidez. Através da troca e do jogar junto, eles ampliam a visão de mundo, aprendendo a ouvir, colocar sua opinião, se colocar no lugar do outro e entender que há pessoas e realidades diferentes.
Em um mundo onde as telas ganham cada vez mais espaço, o teatro mantém viva as relações humanas, a interação social e a afetividade com o próximo!
As aulas acontecem no horário “pós aula”, tanto no período da manhã, quanto no da tarde, em nossa escola, para o conforto e comodidade de todas as famílias.
As aulas acontecem às QUINTAS-FEIRAS, nos seguintes horários:
Manhã: 12h às 13h
Tarde: 17h30 às 18h30
Projeto Nutricional
O objetivo da alimentação escolar é suprir as necessidades nutricionais dos alunos durante a permanência na escola, contribuindo para o seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, para o rendimento escolar dos estudantes, bem como para a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Nossa escola mantém um programa de qualidade e segurança em alimentação. Além de atender as exigências dos órgãos de vigilância em saúde, oferecemos aos pequenos refeições saborosas, saudáveis e ricas em nutrientes, colaborando assim para um melhor desenvolvimento e desempenho em sala de aula.
As atividades do Projeto Nutricional na Dimensão ocorrem mensalmente, são realizadas por uma nutricionista, numa interação direta com os alunos, abordando um alimento específico, apresentando e estimulando o manuseio e degustação, além de ressaltar a importância de uma alimentação saudável.
Movimento e Ação
Achar que as aulas de Movimento e Ação são apenas para pular, correr e saltar é pouco! Atividades que colocam os movimentos em evidência, como os circuitos, são uma boa pedida.
As aulas com circuitos levam o aluno a se observar e se analisar, além de desenvolver a atenção e a concentração. Assim, na Educação Infantil, todos vão dar os primeiros passos para adquirir saberes que serão explorados ao longo da vida: as possibilidades de movimentos e as limitações do corpo.
É dessa forma que a turma vai aprendendo que Educação Física é mais que movimento e adquire, com o passar do tempo, autonomia na prática da atividade física e manutenção de uma vida saudável!
Nossas aulas de Movimento e Ação ocorrerem do Maternal I ao Jardim II, uma vez por semana.
Musicalização
A música possui importante papel na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.
O objetivo principal das aulas de Musicalização, é despertar, desenvolver e expandir o conhecimento e vivência musical das crianças.
Na Dimensão todos os alunos têm aula de Musicalização uma vez por semana.
Material Didático
O SAS oferece à Escola Dimensão soluções integradas aos objetivos de uma educação personalizada e de excelência, promovendo uma aprendizagem única, por meio de materiais didáticos atualizados anualmente e ferramentas pedagógicas lúdicas e repletas de vivências que conversem com a realidade dos alunos.
Turmas
A Escola Dimensão acompanha o desenvolvimento da criança em todos os momentos essenciais para o seu aprendizado
Berçário
4 meses a 1 ano e meio.
Minimaternal
1/2 anos
Maternal I
2/3 anos
Maternal II
3/4 anos
Jardim I
4/5 anos
Jardim II
5/6 anos